Importância da Consultoria para empresas de Mineração

É fundamental tratar do seu negócio, independente do segmento em que ele está inserido, com respeito, responsabilidade e levando em consideração todas as necessidades que a empresa demanda.

A consultoria, principalmente do ramo da mineração é indispensável para que os processos estejam todos dentro da lei e não causem problemas no presente ou futuro.

Confira abaixo, os 5 principais motivos para contar com uma consultoria para empresas de Mineração:

1. Avaliação de Viabilidade Econômica

Qualquer atividade de lavra e extração de minérios envolve o riscos, por isso a necessidade de uma avaliação minuciosa. O estudo de viabilidade trata-se de uma análise detalhada de diferentes aspectos de uma empresa e tem como objetivo identificar e neutralizar os pontos de dificuldade. Uma consultoria para empresas de mineração pode visualizar com facilidade quais os pontos e etapas que necessitam mais atenção.

2. Geoprocessamento e Mapeamento Geológico

Possibilitam de maneira eficiente a identificação de depósitos minerais e contribuem para a escolha de locais adequados para a abertura de uma mina. Esses processos buscam a otimização das atividades de lavra trazendo informações em relação ao modo de ocorrência do minério, distribuição geográfica, presença de descontinuidades, entre outros.

3. Planejamento de Lavra

extração de recursos minerais possui critérios próprios que determinam que o seu exercício seja realizado dentro de normas legislativas e de regulamentação bastante específicas. 

Um planejamento cuidadoso das operações e a elaboração de projetos que, contribuam com a recuperação ambiental e paisagística dos recursos extraídos do local é obrigatório, exigido por lei e sustenta a atribuição dos direitos de exploração dos minérios, proporcionando vantagens socioeconômicas decorrentes da sua exploração, de modo adequado à preservação ambiental e segurança de pessoas e bens.

4. Regularização junto à ANM

Toda atividade minerária deve ser previamente autorizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), por isso é necessário contar com uma Consultoria para empresas de Mineração, composta por engenheiros de minas na elaboração de planos e projetos na área de mineração, com experiência na tramitação de processos junto á ANM e demais órgãos, permitindo rapidez na emissão de alvarás de pesquisa, concessão de lavra e outros licenciamentos.

5. Relatório Anual de Lavra

RAL – Relatório Anual de Lavra é um instrumento que fornece informações estatísticas do setor mineral e dá subsídio para as ações de regulação, fiscalização técnica e de controle de arrecadação do Setor Mineral. É um documento obrigatório para todos que detém áreas de lavra, em atividade ou suspensas, incluindo as áreas de alvarás de pesquisa com guias de utilização.

6. Relatório Final de Pesquisa

RFP é o documento que faz com que a ANM tenha total conhecimento e controle, de todas as informações colhidas no período em que o minério foi extraído daquela determinada área e, tem como principal objeto a aprovação da jazida mineral no local.

3 Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top